Atendimento Permanente e Atendimento Médico Não Programado
A pensar nas situações inesperadas de saúde, a CUF tem disponível um serviço de Atendimento Permanente, de norte a sul do país.
Para consultar o horário de funcionamento do serviço, clique no nome do Hospital ou Clínica.
O Tempo de Espera apresentado é o tempo médio de espera para atendimento nas últimas duas horas, por cor da Triagem de Manchester. Ou seja, para todos os doentes observados há menos de duas horas, é calculado o tempo entre o fim da última triagem e a primeira observação médica, por cor da última triagem. É também apresentado o número de pessoas que se encontram atualmente a aguardar observação médica, após triagem, por cor. Informação atualizada a cada 5 minutos.
De acordo com o aumento da afluência e/ou a complexidade dos casos clínicos (entrada de pulseiras vermelhas, laranjas ou amarelas), podem existir flutuações nos tempos de espera apresentados.
Com permanência de especialistas de Medicina Geral e Familiar e Medicina Interna, no caso do Atendimento de Adulto, e de especialistas de Pediatria, no Atendimento Pediátrico, este serviço pretende dar resposta atempada a um conjunto alargado de urgências.
O serviço de Atendimento Permanente dispõe também de algumas especialidades em regime de chamada para, após uma primeira avaliação, os médicos poderem recorrer sempre que a situação clínica se justifique. Esta resposta pode ser dada no hospital CUF ao qual recorreu ou noutra unidade da rede CUF.
Na CUF as urgências, são classificadas segundo o Protocolo de Triagem de Manchester, de modo a dar prioridade aos casos que necessitam de intervenção imediata.
Na Clínica CUF Almada, Hospital CUF Cascais, Hospital CUF Coimbra, Hospital CUF Descobertas, Hospital CUF Porto, Hospital CUF Santarém, Hospital CUF Sintra, Hospital CUF Tejo, Hospital CUF Torres Vedras e Hospital CUF Viseu, é seguido o Protocolo da Triagem de Manchester, baseada em critérios clínicos internacionalmente certificados, que classifica o risco clínico de cada situação, atribuindo-lhe uma cor.
Este sistema permite racionalizar os tempos de espera e garante o acompanhamento imediato de situações emergentes e urgentes.
Se sentir uma alteração da sua condição clínica, não hesite em recorrer novamente à nossa triagem onde será reavaliado.
Circuito Rápido de Atendimento Permanente
É um serviço de telemedicina integrado no circuito do Atendimento Permanente de alguns hospitais CUF, que tem como objetivo diminuir o tempo de espera neste serviço.
Após a triagem realizada no Atendimento Permanente, os clientes com pulseira azul e verde, dentro de parâmetros clínicos pré-definidos, são abordados por um Assistente de Telemedicina que lhes propõe a adesão ao serviço.
Caso aceitem, são acompanhados pelo Assistente até uma sala dedicada onde são consultados, via videochamada, por um médico CUF e onde será feita a recolha das observações físicas necessárias para o diagnóstico através de um dispositivo médico. O Assistente de Telemedicina fica responsável pela recolha das observações necessárias para o diagnóstico, pela articulação com o médico que se encontra remoto, assim como pela ligação com as equipas locais em caso de necessidade.
O preço deste ato médico não tem qualquer alteração face ao episódio de Atendimento Permanente convencional.
Saiba mais aqui
A pensar em todos os casos de doença aguda não urgente, a CUF disponibiliza a Teleconsulta do Dia, sem que tenha de sair de casa. Este serviço está indicado para adultos em casos como sintomas respiratórios, febre, tosse, queixas urinárias, dores no corpo, dores nas costas, náuseas, vómitos e inflamação nos olhos.
A Teleconsulta do Dia é agendada para o próprio dia, no horário que lhe for mais conveniente, todos os dias, incluindo feriados, entre as 8h e as 22h.